Grupo de Pesquisa Tech for Forests

Como infraesturas digitais podem ser uma resposta efetiva ao combate às mudanças climáticas?

caravana

Descrição

Durante o período que vai do início de 2021 a meados de 2022, investigamos infraestruturas digitais de código aberto utilizadas por comunidades sob constantes ameaças de violação de direitos civis e ambientais. A pesquisa se caracterizou pela investigação, em paralelo, de dois planos: o dos desenvolvedores, criadores das ferramentas que possibilitam a coleta e manipulação de dados; e o dos usuários, que além de usarem esses dados em favor de suas comunidades, muitas vezes são também os agentes que os inserem nos sistemas em questão.

Introdução

Grupo de pesquisa Tech for Forests

Durante o período que vai do início de 2021 a meados de 2022, investigamos infraestruturas digitais de código aberto utilizadas por comunidades sob constantes ameaças de violação de direitos civis e ambientais.

Software livre, sustentabilidade e movimentos sociais

Entrevista com desenvolvedor F/OSS

Silvio Rhatto é desenvolvedor de programas de software livre e de código aberto há mais de duas décadas. Sem formação específica na área, sua trajetória se inicia como aprendiz e autodidata. No começo dos anos 2000, passou a compor grupos de afinidade e coletivos que fomentaram o uso de software livre.

Da antropofagização do código ao hackeamento narrativo: como tecer incomunidades?

Luciana Ferreira
Marcia Nóbrega

Havia um mapa. Um mapa que cobria toda a quarta parede do escritório da Organização Indígena. A liderança local, desde aquele retrato, nos descreveu a forma do domínio territorial de seus povos. A escala vetorizava distintos fluxos de rios, afluentes; sobrepontuava comunidades com as recentes torres de captação de internet satelital que, durante a Pandemia de Covid-19, chegou àquele território.

Tecnologia, comunicação e poder

Bruno Rigonato Mundim

A seguir, investigamos três infraestruturas digitais de código aberto/livre, as quais compõem parte dos estudos de caso analisados nesta pesquisa: SMART, HERMES e Alertas+. A primeira é uma ferramenta de mapeamento e monitoramento de áreas de preservação ambiental; a segunda consiste em um sistema de transmissão de dados digitais por meio de ondas curtas, conveniente para regiões isoladas…

Construindo comunidades, lutando contra infraestruturas predatórias e desenvolvendo programas de código aberto

Narrira Lemos de Souza

Em 09 de setembro de 2022, o céu da cidade de São Paulo, no sudeste do Brasil, amanheceu encoberto por uma camada cinzenta diferente da costumeira, um odor queimado invadiu os lares dos que nessa cidade vivem. Há aproximadamente dois anos um evento similar fez o dia tornar-se noite nessa capital: as queimadas que aconteciam no Pantanal, em 2020, tomaram os céus…