Cartas para 2050
Cartas para 2050 é um convite para inspirar o futuro e reflorestar as tecnologias.
O ano é 2050 e vinte e cinco anos se passaram desde a COP30, no Brasil, onde revisitamos os acordos internacionais. Onde chegamos e como estamos? Quais são os gases que respiramos? Quais e como são os corpos que habitamos? Essa chamada é para imaginar um mundo que ainda não alcançamos, mas que seremos alcançados por ele num breve futuro.
Com o tema “reflorestar e repovoar as tecnologias”, para pensar a transformação climática, convidamos pessoas contarem histórias ficcionais ou reais através da escrita, que inspirem o contexto das tecnologias e das florestas em 2050.
Todas as publicações estarão disponibilizadas na licença Creative Commons 4.0 com a autoria original.
25 anos. Duas décadas e meia. Exatamente o tempo que a casca do sobreiro está madura o suficiente para a sua extração e posterior produção de rolhas de cortiça. Contudo, será que ainda é assim que acontece?
Reflorestar é mais que plantar árvores:
é enraizar o respeito por cada espécie viva,
é descolonizar a mente, o consumo e o bolso,
é olhar para a tecnologia como se olha uma semente,
com a paciência do tempo e a urgência do agora,
pois o amanhã, essa miragem, começa em cada gesto
que fazemos hoje.
Sim, precisamos admitir. A gente não compra a planta, a gente a sequestra pra morrer no conforto de casa. E quando a gente a ganha de presente, é quase formação de quadrilha. Pois bem. Eu moro de favor. Divido as contas, o condomínio, a diarista, mas me isento do aluguel.